Tagasi otsingusse
da Costa Cruz, 1982a

Fauna Anã de Quitinozoários do Rio Mapuera, Estado do Pará

da Costa Cruz, N. M.
Aasta1982
Köide54
Number3
Leheküljed507-517
Tüüpartikkel ajakirjas
Keelportugali
Id50820

Abstrakt

INTRODUÇÃO

Ao estudar amostras de afloramentos na área do "Projeto Carvão na Bacia Amazônica", nossa atenção foi despertada pela presença de uma fauna de quitinozoários completamente atípica. Embora bastante abundantes, os indivíduos apresentam dimensões extremamente reduzidas.

Tal fato levou-nos a pesquisar detalhadamente o assunto e podemos concluir tratar-se realmente de uma invulgar fauna anã de quitinozoários, dotadas de características próprias e resultante, provavelmente, da insuficiência de micronutrientes, o que impediu o seu desenvolvimento anormal, ou de alguma marcante alteração ambiental.

Segundo o geólogo Felicissimo Rosa Borges, as amostras foram coletadas à margem do Rio Mapuera, 1,7 km à jusante da foz do Igarapé do Cachimbo (Fig. 1), onde afloram intercalações de silte e arenito por uma extensão superior a 4 km, com espessura entre 6 a 17 metros, que são cobertos por folhelhos cinza-escuros da Formação Curuá (Neodevoniano) que afloram ao sul, como também, em alguns casos, no mesmo afloramento.

Viimati muudetud: 14.2.2025
KIKNATARCSARVTÜ Loodusmuuseumi geokogudEesti Loodusmuuseumi geoloogia osakond
Leheküljel leiduvad materjalid on enamasti kasutamiseks CC BY-SA litsensi alusel, kui pole teisiti määratud.
Portaal on osaks teadustaristust ning infosüsteemist SARV, majutab TalTech.
Open Book ikooni autor Icons8.